sexta-feira, 5 de novembro de 2010
Cientistas Identificam Substância Anticancerígena em Chá Verde
LONDRES (Reuters) - Cientistas espanhóis e britânicos descobriram como o chá verde ajuda na prevenção de certos tipos de câncer.
Pesquisadores da Universidade de Murcia (Espanha) e do Centro John Innes (na Grã-Bretanha) mostraram que uma substância conhecida como EGCG está presente na bebida, e que ela evita a multiplicação das células cancerígenas ao impedir a união delas com uma certa enzima.
"Mostramos, pela primeira vez, que o EGCG, presente no chá verde em concentrações relativamente altas, inibe a ação da enzima dihidrofolato redutase (DHFR), que é reconhecidamente um alvo de remédios de combate ao câncer", disse à Reuters Roger Thorneley, do Centro John Innes.
"Pelo que sabemos, essa é a primeira vez em que se identifica como passível de ser inibido pelo EGCG o alvo reconhecido de remédios anticâncer", acrescentou.
O chá verde possui até cinco vezes mais EGCG que o chá comum, mostraram estudos anteriores. O consumo da bebida diminuiu a incidência de alguns tipos de câncer, mas os cientistas não sabiam dizer como isso havia acontecido. E nem tinham determinado quanto chá verde uma pessoa tem de tomar para usufruir do efeito benéfico.
Segundo Thorneley, o EGCG é apenas uma de várias substâncias antic âncer presentes no chá.
"Identificamos a enzima em células de tumor que o EGCG ataca e entendemos como ele impede essa enzima de fazer DNA. Isso significa que talvez possamos desenvolver novas drogas de combate ao câncer com base na estrutura molecular do EGCG", explicou o pesquisador.
Os cientistas resolveram analisar o EGCG depois de terem percebido uma semelhança entre a estrutura molecular dele e a de um remédio de combate ao câncer chamado methotrexate.
O EGCG une-se vigorosamente com a DHFR, uma enzima fundamental tanto para as células saudáveis quanto para as cancerosas. Mas a substância não se une tão vigorosamente quanto o methotrexate, o que diminuiria seu efeito colateral maléfico nas células saudáveis.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário